Atenção, trabalhadores. Quem ainda não fez o resgate do benefício do PIS/Pasep precisa se apressar, pois o saque vai estar disponível até o final deste mês. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos privados vão depositar a cota do benefício a partir da segunda quinzena de setembro. Até o momento, Bradesco, Itaú, Santander e Bancoob fecharam acordo com o Ministério do Planejamento para pagar os valores.
Venda de imóveis aumenta 22% neste ano em Santa Maria
Conforme a Febraban, os bancos envolvidos na parceria estão trabalhando na parte operacional do sistema para que o crédito caia diretamente na conta dos correntistas com direito à cota. O prazo para pagamento vai até 28 de setembro.
Confira, abaixo, quem tem direito ao benefício.
QUEM TEM DIREITO AO PIS/PASEP
Tem direito à cota do PIS/Pasep quem trabalhou com carteira assinada ou foi servidor público entre 1971 e 4 de outubro de 1988. O dinheiro é pago em situações específicas determinadas por lei, como na aposentadoria ou quando o cidadão completa 60 anos. No entanto, desde junho, um decreto permitiu que os valores fossem repassados para os cotistas mais jovens, com até 59 anos.
Petrobras acaba com reajuste diário dos preços da gasolina
Segundo o Ministério do Planejamento, pelo menos 9 milhões de correntistas dos quatro bancos poderão ter o dinheiro direto na conta. No entanto, há regras para esse pagamento. Só receberão os cotistas que têm conta-corrente ativa há pelo menos seis meses e que estão com saldo positivo. Os demais deverão procurar Caixa Econômica Federal, que paga o PIS, ou Banco do Brasil, que é responsável pelo Pasep. Para saber se receberá, basta acessar os sites da Caixa ou do Banco do Brasil.
*Com informações da Folhapress